10 razões para escolher armazenamento em flash

IDC prevê que a quantidade de dados crescerá anualmente mais de 50% nos próximos anos. Isso só aumentará a demanda por sistemas de armazenamento

POR WILSON GRAVA

1. Capacidade de aproveitar a explosão de dados – As empresas ainda lutam com apertados orçamentos de TI, ao mesmo tempo que tentam gerenciar grandes quantidades de dados. O IDC prevê que a quantidade de dados crescerá anualmente mais de 50% nos próximos anos. Isso só aumentará a demanda por sistemas de armazenamento. Além disso, hoje em dia as empresas estão exigindo maior desempenho, mais potência e maior eficiência, devido às novas iniciativas de tecnologia (como computação em nuvem, virtualização e big data). A velocidade é cada vez mais importante para as empresas; elas exigem maior eficiência e melhor resposta para manter sua vantagem competitiva. Todo armazenamento em flash oferece melhor desempenho do que o alcançado com as unidades de disco mecânico legado – ou seja, é essencial para as organizações que procuram evoluir.

2. A armazenagem em flash é um habilitador de negócios – Uma das maiores vantagens do armazenamento totalmente em flash é o desempenho. As empresas têm um acesso mais rápido aos dados, para que possam processar mais transações e acelerar as aplicações e os serviços, resultando em aumento do desempenho e em vantagem competitiva como negócio. Por exemplo, o armazenamento totalmente em flash está:

– Ajudando hospitais a melhorarem os serviços de saúde, permitindo que os médicos se concentrem no atendimento ao paciente;

– Tornando os fabricantes mais produtivos, permitindo avançadas análises de rendimento e integração de fornecedores em tempo real;

– Impulsionando a evolução da educação tradicional, oferecendo experiências de aprendizagem online mais imersivas e responsivas aos estudantes;

– Ajudando empresas de e-commerce a melhorarem as taxas de conversão e reduzindo os abandonos de carrinhos de compras;

– Habilitando prestadores de serviços financeiros a desenvolverem complexos modelos analíticos em minutos, em vez de dias ou horas;

– Para os prestadores de serviços de infraestrutura online: ajudando a reduzir o custo da prestação de serviços, agilizando a oferta de serviços novos e diferenciados para o mercado.

3. A tecnologia se desenvolveu em um ritmo rápido ao longo dos últimos anos – A mudança radical do disco mecânico para o flash está revolucionando o mercado de armazenamento primário, com uma rápida adoção. A tecnologia flash teve um grande desenvolvimento nos últimos cinco anos, levando o armazenamento em flash a tornar-se muito mais acessível e compatível com plug-and-play, sendo portanto uma excelente solução para empresas de qualquer porte. Na próxima década, a memória flash vai substituir os discos mecânicos evitando a latência de aplicações de desempenho intensivo. Do lado do consumidor, a transição para o armazenamento totalmente em flash está bem encaminhada, com a proliferação de smartphones e tablets. Vamos ver cada vez mais esta mesma transição no ambiente das empresas.

4. Preços mais acessíveis – O equívoco mais comum é que o armazenamento totalmente flash seja caro demais. Graças a uma série de métodos de redução de dados, como deduplicação, compressão e outros, as soluções de armazenamento em flash podem ser oferecidas a preços mais acessíveis. Com isso, os custos por gigabyte poderão ser significativamente inferiores em comparação com o armazenamento em disco mecânico.

5. O disco rígido já não serve mais para o seu propósito – Para criar uma empresa que processa em tempo real, é preciso considerar não somente os aspectos de software, mas também o desempenho de toda a infraestrutura de TI, tudo com o objetivo de eliminar gargalos. Antes suficiente, hoje o disco rígido é muito lento para permitir o aumento da eficiência e da produtividade da infraestrutura de TI. Já o armazenamento totalmente em flash poderá ajudar a aumentar a eficiência e a produtividade das empresas, especialmente agora que ele pode se pagar em cerca de um ano (conforme o relatório da Forrester TEI sobre Pure Storage).

6. Uma excelente opção para empresas de todos os tamanhos – No passado, apenas as grandes empresas podiam absorver o custo do flash. Atualmente, no entanto, a utilização de flash MLC de consumo, juntamente com um software avançado para processar cargas corporativas, pode fazer com que o flash se torne disponível por um preço acessível. Assim, graças ao flash MLC de consumo, até mesmo as PMEs podem se beneficiar da vantagem do armazenamento em flash. Essa viabilidade econômica somada à simplicidade operacional do flash significa que as despesas operacionais e de treinamento para qualquer tamanho de empresa estarão entre as menores do setor.

7. Alto desempenho, baixa latência – Embora a maioria dos ambientes e aplicações de TI podem se beneficiar de uma matriz de armazenamento totalmente em flash, aqueles que exigem alto desempenho e baixa latência sentirão a maior diferença. Servidores virtualizados e ambientes de trabalho virtuais exigem alto desempenho, apesar das cargas de trabalho muito randomizadas, para as quais um ambiente totalmente em flash é a solução perfeita.

8.  Pronto para o futuro – As matrizes de armazenamento de hoje são um investimento de cinco anos, incluindo implementação, utilização e migração ao final da vida útil. Mas a Lei de Moore está imprimindo aumentos exponenciais em cargas de trabalho, de modo que o armazenamento que é implantado hoje precisa ser capaz de sustentar as cargas de trabalho dos servidores e aplicações em 2020. E a tecnologia atual, baseada em disco, não será capaz de atender a essa futura exigência de capacidade de armazenagem, de consumo de energia ou de desempenho. O flash é a única tecnologia existente que pode fazer isso.

9. Economia de longo prazo e redução de custos – A economia de longo prazo obtida com matrizes totalmente em flash não deve ser ignorada. Ao adotá-las, as empresas conseguem reduzir os seus custos operacionais, como o consumo de energia. Da mesma forma, otimizam o uso de energia e refrigeração no data center, exigindo menos espaço para a matriz física de armazenamento. Com uma interface de usuário simples, a manutenção e a gestão desses sistemas podem ser significativamente minimizadas, liberando a equipe para dedicar seu tempo a projetos mais estratégicos. A capacidade também pode ser facilmente aumentada, e as atualizações de rotina podem ser realizadas sem interrupção e sem afetar negativamente o desempenho.

10. O armazenamento em flash logo terá uma adoção generalizada também dentro da empresa – Fora do data center, o armazenamento baseado em flash é o material que torna os smartphones e os aplicativos web, como Google e Facebook, tão rápidos. Muitos computadores portáteis usam o armazenamento em flash, sob a forma de SSDs. Nossos telefones e MP3 players também usam flash. Nossos motores de busca e as redes sociais entregam resultados e analisam os problemas antes que terminemos as nossas sentenças – tudo graças ao flash. Certamente 2015 será o ano em que o armazenamento totalmente em flash terá uma adoção generalizada dentro das empresas.

Anúncios
10 razões para escolher armazenamento em flash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s