Quer parecer mais inteligente? Elimine essas palavras do seu vocabulário para escrever melhor

Ser mais criterioso com o que você escreve pode te ajudar a ser mais eficiente e preciso na comunicação

Escrita - escrever - pensar - digitar  (Foto: Thinkstock)

Em nossa vida conectada, há cada vez mais emojis, símbolos e simplificações que nos fazem escrever mais rápido e de maneira mais direta no dia a dia. Muitas pessoas também não tem conseguido reservar aquele tempo extra para ler textos mais elaborados e descobrir novas palavras e significados. O que fazer então? Uma das dicas é selecionar melhor as palavras que você mais usa no seu cotidiano. A revista Inc. selecionou um vocabulário específico que você pode eliminar e, assim,  escrever de forma mais sucinta, mas de um modo mais compreensivo e elaborado. Confira:

1. Isso/esse/aquilo/aquela
São palavras muito supérfluas. Procure um documento salvo em seu desktop que contenha alguma dessas palavras. Leia em voz alta. Leia de novo sem elas. Se a sentença funciona sem, elimina essa palvra da frase. Também procure não usar alguma delas para referir-se a uma pessoa.

2. Ir/Fui
Eu fui à escola. Ou à loja, à igreja, à conferência, para Las Vegas, ou para qualquer lugar que você esteja planejando. No lugar de “ir”, opte por “dirigir”, “andar”, “partir”, “deslocar” (no presente e no passado). Há inúmeras palavras que representam um deslocamento de um lugar para outro. Escolha uma. Não seja preguiçoso e encontre a oportunidade de incrementar sua história.

+ 6 conselhos para escrever bem 

3. Completamente 
Adicionar essa palavra à sentença quase soa redudante. Geralmente, algo é necessário ou não é. “Completamente necessário” não faz disso “algo mais necessário”. Exemplo: se você quer recomendar um curso a seus novos funcionários, utilize “essencial” e não “completamente necessário”.

5. Muito
Adjetivos geralmente não precisam de algum tipo de ênfase. Se precisam? Encontre um substituto.  Você está muito feliz? Fique extasiado. Você está muito triste? Provavelmente você está melancólico ou depressivo. “Muito frio” e “muito doce”, por exemplo, significam coisas diferentes para diferentes pessoas. Ser específico faz de sua história melhor, garantindo também que o leitor compreenda exatamente o que você quer dizer.

6. Surpreendente 
Essa palavra é vaga: pode significar algo positivo ou negativo. É sinônimo de maravilhoso, incrível, notável… algo que está em muitos slogans corporativos, domina discursos do Oscar e jogos de futebol. Se tudo é surpreendente, nada no fim é.

7. Sempre
A palavra bloqueia o escritor em um ponto de vista, soa como algo ‘completamente fechado’ e muitas vezes abre espaço para imprecisões na interpretação de quem lê. “Sempre” é raramente algo verdadeiro.  A menos que você esteja sendo bem específico, como dando alguma indicação sobre uma conduta ou instrução, busque outra palavra.

8. Nunca
Ver item 7.

9. Talvez 
Isso faz você parecer desinformado, sem saber muito bem sobre os fatos que está apresentando. Independentemente do tema, tenha a preocupação de estar bem informado e saber exatamente sobre o que escreve . Quando você usa talvez, a única coisa que você comunica com isso é “incerteza”.

10. Coisas 
Esta palavra é casual e muito genérica. Algo que funciona para referir-se a muitas coisas. Não faça referência a ela em tudo. Se você disser a alguém para fazer um curso, porque ela vai aprender um “monte de coisas”, você acha que a pessoa vai se empolgar? “Coisas” é o inimigo da precisão em um texto.

Anúncios
Quer parecer mais inteligente? Elimine essas palavras do seu vocabulário para escrever melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s