Cinco dicas de SEO para e-commerce

Cinco dicas de SEO para e-commerce

Um dos principais recursos que atrai vendas para seu e-commerce é o tráfego orgânico gerado no Google. Para conquistar esse tráfego é fundamental possuir uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Ao criar uma estrutura de “sinais”, a catalogação da sua página pelo buscador é facilitada, garantindo um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.
Na sequência estão listadas cinco dicas que têm a intenção de turbinar o posicionamento da sua loja e são essenciais em qualquer projeto de SEO para e-commerce.
1. Escreva descrições de produtos
Não utilize a descrição original do fabricante. O Google considera como conteúdo duplicado aquele que for repetitivo, diminuindo a sua chance de conquistar as primeiras posições. Crie um conteúdo único, genuíno e com qualidade, lembrando de adicionar palavras-chave relevantes e variações a sua descrição.
2. Defina suas palavras-chave
Da mesma forma que a estratégia de links patrocinados define seu universo de palavras-chave, em SEO é preciso fazer o mesmo para garantir que você tenha páginas e conteúdo equivalentes as principais delas. Utilize o planejador de palavras-chave do Google Adwords para começar sua lista.
Após desenhar sua mídia orgânica ou lista de palavras-chave, você pode acompanhar o posicionamento de sua loja e seus principais concorrentes a partir de diversas ferramentas existentes no mercado.
3. Rich Snippets
Os rich snippets, ou famosos dados estruturados inseridos no código HTML, são utilizados pelo Google para compreender o conteúdo da sua página. Estrutura de preço, título, breadcrumb e avaliações de usuários influenciam nos resultados e aumentam muito o CTR.
Você pode estruturar seu conteúdo de diversas formas e existem estruturas específicas para produtos. Saiba mais em Schema.org e teste seu código utilizando a ferramenta de testes da Google.
4. Crie um blog
Crie artigos que estabeleçam comparações entre marcas e tire dúvidas sobre as características dos produtos. Estes artigos, além de criar demanda, estabelecem um relacionamento com o usuário, funcionando como fonte de tráfego qualificado para sua loja. Por exemplo: “O que é Refrigerador French Door” ou “Dicas de como escolher seu celular”.
5. Otimize para mobile
Atualmente, o número de pesquisas em celulares já ultrapassa o de desktop, isso devido a crescente migração de usuários de smartphones, comodidade e facilidades que o mobile oferece. Portanto, ter um site mobile friendly é importante na conquista dessa grande fatia do mercado. Crie um site responsivo ou uma versão mobile para não deixar esse volume escapar.
Estas são apenas algumas práticas de SEO que podem ser aplicadas. À medida que seu site cresce é importante que também se atualize, incluindo todas as mudanças e novas tendências. Consulte um especialista em SEO ou agência especializada para assegurar sua competitividade no mercado online.

*Leonardo Lima é gerente de mídia e marketing da Raccoon, agência de marketing de performance

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