Cinco dicas para abrir um e-commerce de sucesso

Cinco dicas para abrir um e-commerce de sucesso

O comércio eletrônico faturou R$ 35,8 bilhões em 2014. Os dados foram divulgados em fevereiro deste ano no 31º Relatório WebShoppers, da empresa E-bit e traz um panorama otimista para o e-commerce nacional. Segundo o balanço realizado, o faturamento do setor no ano passado representa um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Para 2015 o cenário é ainda mais favorável com expectativa de um faturamento anual de R$ 43 bilhões, superando em 20% o ano de 2014.
Se o empresário estava esperando o momento certo para investir nas vendas online, chegou a hora de explorar este mercado. Para quem vai começar do zero algumas dicas são fundamentais para abrir uma loja virtual e fidelizar clientes.
Alexandre Fortes, Diretor de Comunicação e Marketing da Gerencianet, que oferece soluções em pagamentos para empresas de todos os portes, ressalta que o comércio eletrônico está em alta e que o setor tende a superar as expectativas em 2015: “Os consumidores estão, cada vez mais, se rendendo às facilidades de realizar compras pela internet. E investir em uma loja virtual é essencial para alavancar as vendas”, afirma.
O executivo enumera cinco dicas que vão ajudar o empresário a começar o negócio com o pé direito, driblando a falta de segurança do ambiente online.
1) Pagamento online
Em primeiro lugar sua loja virtual deve disponibilizar ao cliente opções de pagamentos. Por isso, é importante buscar a parceria com um meio de pagamento online. Assim, o lojista deixa de se preocupar com contrato com empresas de cartão de crédito, negociação com banco, análise antifraude, entre outras questões, e pode ficar mais focado na parte de vendas.
2) Provedor de confiança 
Escolher um bom provedor é crucial na hora de abrir um negócio online. Uma escolha errada de hospedagem pode causar um deficit nos lucros da empresa. Quando seu site fica fora do ar, por exemplo, você perde em visibilidade, fidelização de clientes e, sobretudo, em vendas. Além disso, se o site fica offline com frequência, o efeito negativo sobre o seu Ranking SEO será enorme. Especialistas afirmam que a lentidão do provedor também interfere na aceitação do site pelo público. Por isso, é válido investir um pouco mais num bom provedor para evitar futuros problemas de rentabilidade e ter que “fechar as portas”.
3) Atendimento eletrônico
As compras pela Internet são de cunho extremamente dinâmico e ágil. Dessa forma, se o cliente ficar com alguma dúvida sobre o processo de pagamento, políticas de entrega ou procedimentos para troca do produto, ele não vai concluir a compra e vai procurar a informação faltante na loja virtual concorrente. Dessa forma, é fundamental manter um sistema de atendimento eletrônico eficaz para que o cliente se sinta seguro para comprar em sua loja. Ter uma equipe pronta para atender a este tipo de demanda faz toda a diferença, seja para sanar dúvidas em chats online, através de e-mail de suporte e até mesmo atendimento telefônico. A união dessas ações passa para o cliente a confiança de comprar num site “vivo” que dialoga com o comprador.
4) Planejamento logístico
Para que seu negócio conquiste clientes em grandes proporções e agilidade, mantenha uma logística eficiente. Controle rigorosamente o estoque dos seus produtos, cumpra sempre os prazos de entrega e não se esqueça de verificar com antecedência cada embalagem antes de enviar o produto para despacho. O lojista deve ter como premissa que ele tem o dever de fazer com que o produto chegue em perfeitas condições até o seu cliente no prazo estipulado. Não hesite em investir num planejamento estratégico para a logística, desde a chegada do material, passando pela estocagem, envio para despacho e encaminhamento para transporte. Lembre-se: você precisa ter o controle total deste percurso.
5) Divulgação 
A velha frase “a propaganda é a alma do negócio” não deixa de ser atual. Invista em ações periódicas nas redes sociais, meio muito utilizado para a captação de potenciais clientes. Além disso, busque outras maneiras de divulgar a sua loja virtual como e-mail marketing e newsletter. Esta última opção possibilita a divulgação de novos produtos, promoções relâmpagos e até mesmo conteúdo atual relacionado ao seu nicho de mercado.

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