11 mitos sobre tecnologia em que você não deveria acreditar

Não é bom deixar o celular carregando durante toda a noite?Carregar sem que a bateria esteja quase zerada também é prejudicial para sua vida útil?

É comum ouvirmos diversos mitos sobre a utilização de aparelhos eletrônicos, principalmente com relação aos smartphones e a maneira como administramos sua bateria.

Por exemplo, que não é bom deixar o celular carregando durante toda a noite, ou que carregar sem que a bateria esteja quase zerada também é prejudicial para sua vida útil do aparelho.

Mas, afinal, o que é verdade e o que não é? Pensando nisso, o Business Insider reuniu os mitos mais comuns sobre os dispositivos que você deve esquecer. Confira:

Bateria

Os computadores Mac não são contaminados por vírus

Até mesmo os computadores da Apple são suscetíveis a malware. A empresa costumava dizer que seus computadores não eram tão vulneráveis quando os Windows, mas mudou sua abordagem de marketing logo após milhares de computadores Mac forem contaminados por um cavalo de Tróia em 2012.

Navegador anônimo te deixa anônimo

A navegação anônima apenas deixa de registrar seu histórico na internet, importar seus registros e fazer um login automático em suas contas, mas não esconde sua identidade nos sites que visita ou seu endereço IP.

Deixar seu celular conectado à fonte de energia destrói a bateria

Normalmente, as pessoas deixam o celular carregando durante toda a noite, de maneira que o celular fica conectado por mais tempo depois que a bateria é completamente carregada. Costuma­se dizer que isso prejudica a vida útil da bateria, mas, como os celulares mais modernos possuem bateria de íon de lítio, não há problemas.

Não carregue seu celular a não ser que esteja quase sem bateria

Carregar seu celular mesmo que a bateria não esteja totalmente zerada não é prejudicial – inclusive, pode ser até bom. Novamente, as baterias de íon de lítio possuem um número de ciclo de cargas antes de começarem a ter problemas na hora de serem recarregadas. Esse ciclo consiste em carregar sua bateria para a capacidade total quando ela está com sem nenhuma energia.

A razão da vida útil da bateria diminuir conforme o número de ciclos de utilizados cresce, não porque você está carregando o dispositivo quando a bateria está na metade de sua capacidade.

Uma câmera com mais megapixels sempre é melhor

A qualidade da imagem é determinada, em sua maioria, pela quantidade de luz que o sensor é capaz de assimilar. Sensores maiores podem vir com pixels maiores e quanto maior o pixel, mais luz ele pode absorver. Não é o número de pixels que importa, mas sim o tamanho dele

Maior resolução de tela sempre é melhor em um smartphone

Não é claro se esses números importam em certo ponto, pois o olho humano não consegue discernir o pixel individual além de certa resolução – 300 pixels por polegada, segundo especialistas do Gizmodo.

Não é bom utilizar o carregador do iPad no iPhone

Embora o site da Apple diga que o carregador do iPad também serve para o iPhone, o fundador e CTO da AEi Systems, Steve Sandler, já afirmou que isso pode prejudicar a bateria do iPhone ao longo do tempo, caso seja feito regularmente. Mas o efeito é apenas no longo prazo, demoraria um ano para que o usuário sentisse a diferença.

Você não deveria desligar seu computador todos os dias

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é bom desligar o computador regularmente. Ainda que seja mais prático colocar o notebook no modo noturno, para não ter que abrir todos os programas novamente, desliga­lo completamente conserva a energia e pressiona menos os componentes, o que pode fazer com que ele dure mais tempo.

Manter um imã próximo ao seu computador vai apagar todos os dados

Para limpar o hard drive do computador, seria necessário um imã muito, muito grande. Os discos rígidos dos computadores atuais só seriam suscetíveis a imãs muito fortes com um campo magnético muito focado, então o imã de refrigerador mediano não conseguiria fazer isso.

Celulares causam câncer cerebral

Embora os celulares emitam radiação que pode ser absorvida pelo tecido humano, não há nenhuma evidência que prove que os dispositivos realmente causem câncer.

Mais barras de sinal garantem serviço telefônico excelente

Ter mais barras de sinal ajuda no serviço telefônico, mas não necessariamente garante uma boa recepção. Elas somente indicam o quão próximo você está da torre telefônica mais próxima.

Outros fatores, como quantas pessoas estão utilizando a rede no momento, podem impactar na velocidade da internet de seu celular.

Por Júlia Miozzo

Anúncios
11 mitos sobre tecnologia em que você não deveria acreditar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s