O que fazer quando a conexão Wi-Fi para de funcionar?

Já aconteceu com todo mundo. Por algum motivo bizarro, a sua rede Wi-Fi parou de funcionar. O processo para solucionar o problema pode ser simples, mas às vezes pode envolver várias etapas meio chatas.

Abaixo, listamos as soluções mais comuns:

Verificar se o PC/tablet/celular está com o botão de conexão sem fio ligado
Acontece mais frequentemente do que a maioria gostaria de se orgulhar. Não custa nada checar antes de tentar qualquer outra solução.

Confira se você está conectado à rede
Às vezes a internet pode ter caído pelo fato de a conexão com a rede sem fio ter sido subitamente interrompida. Tente reconectar antes de tentar outra solução.

Reinicie o modem e o roteador
Pode ter acontecido alguma mudança no provedor de internet que só pode ser solucionada com um reboot do modem, ou qualquer bug no seu roteador que pode estar impedindo sua conectividade. Tire os dois da tomada por um minuto antes de plugá-los novamente e volte a tentar se conectar quando as luzes voltarem a piscar normalmente. O mesmo vale se você tiver apenas um aparelho que funciona como modem e roteador.

O sinal pode estar ruim
Se o motivo pelo qual seu acesso à internet não está funcionando como deveria é falta de sinal, você tem algumas possíveis soluções pela frente:

– Troque o roteador de posição, se possível. Tente colocá-lo em um lugar alto da casa e, de preferência, numa área central
– Observe se não há muitas interferências. Há materiais que dificultam a difusão do sinal, como concreto, tijolo e água. Ou seja: se há paredes no caminho entre o roteador, ou um aquário, o sinal fica prejudicado.
– Arrume um gadget que ajude a melhorar o sinal: há vários repetidores que ajudam a distribuir melhor o sinal pela sua casa. Se você acha que o problema é apenas falta de força do sinal, também é possível adquirir uma antena mais poderosa para solucionar o problema.

Não é possível conectar ao roteador
Há inúmeros possíveis problemas com outras tantas infinitas soluções, mas há algumas ações mais comuns que costumam dar conta do recado. Uma delas é acessar as configurações do roteador e certificar-se de que o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) está ativado. Se não estiver, ative-o; se estiver, desative-o e ative-o novamente.
Outra possibilidade é desativar a segurança da rede e tentar conectar novamente para confirmar se é este o problema. Às vezes uma falha na criptografia WEP pode derrubar o endereço de IP.
Também há a possibilidade de interferência de sinal, vindas de telefones sem fio, sistemas de alarme, micro-ondas, entre outros. Desative-os antes de fazer uma nova tentativa.

Escolha um canal diferente no roteador
Se um vizinho, por exemplo, estiver usando seu roteador no mesmo canal que você (normalmente, o padrão de fábrica é o canal 6), vocês podem encontrar alguma interferência. Se for o caso, acesse as configurações do seu roteador e faça a mudança. Os canais recomendados são 1, 6 ou 11. Confirme as modificações e salve as configurações.

Faça o reset do roteador
Se nada der certo, você pode tentar restaurar as configurações de fábricas do roteador, mas isso significa que você terá que refazer todas as configurações da sua internet sem fio. Todos os roteadores têm um botãozinho discreto que faz esta função, normalmente em um buraquinho acessível apenas com uma agulha ou um clipe de papel. Pressione-o por algum tempo, e as configurações serão desfeitas.

Reinstale os drivers do adaptador de rede sem fio
Se o problema envolve apenas um computador, e todos os outros dispositivos funcionam na rede normalmente, pode ser hora de reinstalar os drivers do seu adaptador de rede. Procure informações no site do fabricante do seu computador (ou no site do fabricante do adaptador, se você o adquiriu separadamente). Siga as instruções do fabricantes para reinstalar o software e reinicie o computador.

Atualize o firmware do rotador
Se nada mais der certo, você provavelmente precisa atualizar o software do seu roteador. As fabricantes normalmente liberam estes updates para corrigir bugs conhecidos ou distribuir novos recursos.

A maioria dos roteadores permite fazer isso diretamente no painel de configurações via web. Se não for possível, verifique a versão do firmware, normalmente acessível nas opções de sistema. Então, vá ao site da fabricante e acesse a área de suporte ou downloads para ver se há alguma atualização para o modelo do seu dispositivo. Se sim, faça o download e siga as instruções para atualização.

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