Os 5 melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo gratuitos

Gerenciamento de Conteúdo (jpeg)

Manter na web um site que será abastecido com conteúdo de maneira constante não é uma tarefa complicada nos dias de hoje. Atualmente, há inúmeros serviços de armazenamento e hospedagem, garantindo agilidade, segurança e estabilidade de maneira acessível para a sua página.

Além disso, se o espaço não pretende ter apenas conteúdos fixos, mas também (e principalmente) uma atualização dinâmica de conteúdo (como um site de notícias, por exemplo), você vai precisar de um bom gerenciador de conteúdo. Para isso foram desenvolvidos os sistemas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidos por sua sigla em inglês CMS.

Leia também: O que é CMS (Content Management System)?

Os CMS servem para sites em que a adição de novos conteúdos é constante, o que demanda organização e também mais facilidade na hora de modificar ou até mesmo remover alguma coisa. Existem várias aplicações do tipo oferecidas gratuitamente na web e se engana quem pensa que as opções gratuitas sejam simples demais ou com poucos recursos, pois vários sites grandes da web fazem uso de CMS deste tipo.

Nós preparamos uma lista com cinco dos principais nomes do ramo e que oferecem seus recursos sem cobrar nada do usuário. Confira:

1. WordPress

CMS gratuito

Mais conhecido por ser uma das principais plataformas de blogs da atualidade, o WordPress também é amplamente respeitado pelo seu CMS baseado em PHP. Ele é gratuito, está repleto de recursos extras (como plugins e templates prontos e também gratuitos disponíveis na web) e é utilizado por inúmeros sites grandes, muitos dos quais você deve acessar, como o site sobre tecnologia TechCrunch, o site sobre entretenimento Variety e a BBC America.

Além disso, figuram entre as vantagens do WordPress a sua comunidade vasta e atuante, algo sempre útil para ajudar na solução de qualquer problema que você venha a ter no gerenciamento da sua página. Porém, vale ressaltar que este CMS demanda incrementos extras quanto a segurança, algo que você precisa ficar de olho sempre quando mantém sites na web.

2. Joomla

CMS gratuito

Talvez o principal rival do WordPress quando o assunto é sistemas de gerenciamento de conteúdo, o Joomla figura como uma das principais opções deste mercado. Ele também é utilizado em sites grandes, como a página da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos; o site da MTV alemã e também o site sobre tecnologia iTWire.

Ele também se destaca pelas inúmeras aplicações que podem incrementar o funcionamento e os recursos de uma página, além de armazenar conteúdos em diversas linguagens distintas. O Joomla é um dos CMS mais avançados disponíveis hoje e, assim como o WordPress, também é open source, gratuito e baseado em PHP.

3. Drupal

CMS gratuito

O que a seção do Twitter para desenvolvedores, o Popular Science, o site do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e a página do governo dos Estados Unidos têm em comum? Todos usam o Drupal como o seu sistema de gerenciamento de conteúdo. Isso tudo dá uma ideia de que este CMS baseado em PHP está entre os mais bem avaliados do ramo, servindo como uma das principais opções disponíveis na atualidade.

Ele funciona com base em vários módulos que podem ser plugados entre si para colocar uma página e seu conteúdo no ar. Além disso, se destaca pela forma como gerencia múltiplos níveis de conteúdo, permitindo um alto nível de personalização conforme as necessidades de quem o utiliza. Além disso, ele também se destaca pela ampla e atuante comunidade, algo sempre útil na hora de resolver problemas.

4. TextPattern

CMS gratuito

O TextPattern é uma ótima opção para quem prima pela simplicidade, sendo uma escolha bastante popular entre designers. Isso significa que as criações feitas com este sistema de gerenciamento de conteúdo são bastante leves e carregam rapidamente, características cada vez mais convenientes em tempos de internet móvel.

Além de tudo isso, o TextPattern é elegante e está repleto de recursos muito úteis e interessantes para incrementar a criação de conteúdo e a manutenção de uma página na web. Apesar de também ser baseado em PHP, ele perde para os três outros sistemas já citados nesta lista quando o assunto é a quantidade de templates. Entretanto, não deixa a desejar quanto a plugins e outros extras.

5. Radiant

CMS gratuito

O Radiant é um tema baseado em Ruby e altamente indicado para projetos menores. Ele conta com uma linguagem própria para a criação de templates, algo bastante semelhante ao HTML, e oferece uma quantidade bem interessante de plugins, extensões e layouts, criando um ambiente fértil para a criação de páginas na web.

Com uma interface elegante, o Radiant oferece um sistema bastante simples e versátil para o gerenciamento de conteúdo e também para permissões. São diversas estruturas para a organização de tudo o que está em sua página, tudo oferecido de forma flexível e gratuita para qualquer tipo de uso — comercial ou não.

Anúncios
Os 5 melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo gratuitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s