Os significados curiosos dos nomes de 15 marcas

Origem dos nomes

Quando uma marca é famosa, nos acostumamos com seu nome, ainda que seja uma palavra completamente estranha ou inventada.

Até nos esquecemos de perguntar, afinal, o que quer dizer aquilo.

Canon lança loja virtual para se aproximar do consumidor

1. Canon

A marca japonesa de fotografia, quando foi criada, se chamava “Kwanon” – que é o nome de uma deusa do budismo.

Em 1935, a empresa queria se tornar mais popular no mundo e precisava de uma palavra com aparência mais “normal e fácil”. Então veio “Canon”.

Escritório da Lego em Istambul

2. Lego

De origem dinamarquesa, a Lego combina as palavras “leg got”, que significa “brinque bem”.

Sede da Sony

3. Sony

A japonesa Sony misturou a palavra em latim “sonus”, que significa “som”, com a expressão popular japonesa “sonny”, que nos anos 1950 descrevia um jovem que fosse “inteligente e apresentável”.

Loja da Häagen-Dazs em Chicago, nos EUA

4. Häagen-Dazs

A marca de sorvetes tem cara de nórdica, mas é bem americana. De Nova York, mais precisamente.

O dono queria um nome que soasse dinamarquês, justamente para transmitir a ideia de uma marca antiga, tradicional, confiável, artesanal, talvez de uma longínqua família europeia. Deu certo.

Sede do Yahoo!, em Sunnyvale, Califórnia

5. Yahoo!

O nome nasceu como um acrônimo para a expressão em inglês “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como “Ainda outro hierárquico e oficioso oráculo”).

Mas o nome também veio das histórias de “As Viagens de Gulliver”, onde uma espécie mágica chamada Yahoo é descrita como “violenta, barulhenta, rude”.

Loja do Starbucks

6. Starbucks

O nome da rede de cafés tem inspirações literárias. Vem do famoso livro “Moby Dick”, de Herman Melville, onde há um certo Capitão Starbuck (sem o “s” no final).

A marca queria remeter aos mares e aos antigos navegadores e exploradores que transportavam entre continentes alimentos e mercadorias. E café, claro.

Essa referência marítima também aparece na sereia de duas caudas presente no logo.

Pepsi

7. Pepsi

O criador da bebida, Caleb Bradham, foi pouco original no início: batizou sua invenção de “Brad’s Drink” (“Bebida do Brad”).

Depois, achou o “Pepsi” em “dyspepsia”, que é basicamente intestino preso. E a bebida tinha intenções curativas em sua origem, no fim do século 19.

Google LGBT

8. Google

Google vem de “googol”, termo matemático que define o numeral 1 seguido de 100 zeros (ou seja: um número bem grande).

Tamanho gigantismo representa o mundo de informações e dados que o Google tenta buscar e rastrear.

Muro com logo da Virgin Mobile

9. Virgin

Um colega de Richard Branson, criador da Virgin, teria dito que eles “eram completamente virgens nos negócios”.

Escritório da empresa sueca de móveis Ikea

10. Ikea

Ikea é uma mistura de duas referências: O “i” e o “k” vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad.

O “e” e o “a” vem de Elmtaryd e Agunnaryd, os nomes da fazenda e da vila onde ele cresceu.

Blackberry

11. Blackberry

O nome da companhia foi criado em 1999 depois de verem que os botões do celular pareciam as “bolinhas” da amora preta.

Antigo logotipo do Spotify

12. Spotify

Os criadores da empresa de streaming usaram as palavras “spot” e “identify” para criar Spotify.  Spot é “ponto”, “local”. Identify é “identificar”.

Materiais esportivos da Reebok

13. Reebok

A marca de materiais esportivos se inspirou em “rhebok”, a palavra africâner para um tipo de antílope, o Pelea capreolus. Tudo a ver com agilidade e corrida.

Skype

14. Skype

A marca misturou “sky” (céu) com “peer-to-peer” (termo para falar de conexão ponto a ponto). Assim criaram Skyper. Mais tarde, a empresa abandonou o “r”.

Logo da Amazon

15. Amazon

O criador da empresa, Jeff Bezos, queria um nome que tivesse a letra inicial “a” para aparecer no topo de qualquer lista alfabética.

Ele achou a inspiração no Rio Amazonas: gostou da ideia de usar o nome do maior rio do mundo para representar suas ambições nos negócios.

Anúncios
Os significados curiosos dos nomes de 15 marcas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s