Mercado brasileiro de games deve se consolidar como o terceiro que mais cresce no mundo

Apenas Índia e Romênia terão maior expansão no setor, que mundialmente movimenta US$ 66 bilhões ao ano

Número de smartphones cresce no Brasil ; celulares ; telefonia ; aplicativos ;  (Foto: Reprodução/Facebook)

Nos próximos cinco anos, o Brasil deve se consolidar com um dos mercados de games com maior expansão no mundo. A estimativa é de que o crescimento da venda de jogos para celular, computadores e outros aplicativos aumente em média 13% ao ano até 2019. Somente Índia e Romênia devem registrar crescimento maior no mesmo período. A expansão estimada nas vendas de games nesses países é de 19% e 14%, respectivamente.

Juntos, no entanto, esses três mercados ainda representam uma parcela pequena do setor, que apenas em 2014 registrou vendas de US$ 66 bilhões (R$ 250 bilhões). O Brasil respondeu por US$ 1,1 bilhão desse total (R$ 4,2 bilhões), o que o coloca como o 13º maior do mundo no segmento e o segundo maior da América Latina – onde a primeira colocação é ocupada pelo México. Globalmente, os Estados Unidos seguem como principal mercado do segmento, com vendas de US$ 18,7 bilhões em 2014 (R$ 71 bilhões).

Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, no entanto, onde 70% da população adulta já teve algum contato com vídeo games, o Brasil apresenta um mercado com maior potencial de expansão. Por aqui, apenas 30 em cada 100 cidadãos adultos tiveram acesso a vídeo games no ano passado.

Um dos grandes destaques para o mercado no Brasil refere-se aos jogos feitos para celulares e tablets. As vendas desse tipo de aplicativo no país cresceram 780% entre 2009 e 2014 – é muito mais que a média mundial, de 187% para o mesmo período. O maior acesso da população a smartphones impulsionou essa expansão. “Esses dispositivos são um canal conveniente e que facilitam o acesso ao mundo dos games”, diz Leonardo Freitas, analista de pesquisa da Euromonitor, consultoria especializada em consumo e que conduziu o levantamento.

Veja o ranking dos maiores mercados do mundo em vendas de games:

Colocação País
1 Estados Unidos
2 Reino Unido
3 Japão
4 França
5 Alemanha
6 Coreia do Sul
7 China
8 México
9 Itália
10 Canadá
11 Austrália
12 Espanha
13 Brasil
Anúncios
Mercado brasileiro de games deve se consolidar como o terceiro que mais cresce no mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s