A nova fórmula do progresso no mundo corporativo

O sucesso do seu negócio ou carreira não será mais baseado no que você já sabe, mas, sim, na velocidade e baixo custo do seu aprendizado

Quer que o seu livro entre na minha pilha de leitura? (Foto: Shutterstock)

A famosa Teoria da Relatividade de Einstein celebra seu 110º aniversário neste ano. Essa elegante fórmula nos ajudou a entender como o mundo funciona e impactou igualmente cientistas e filósofos. A revista Fast Company aproveitou o gancho comemorativo para publciar uma versão atualizada e adaptada ao mundo dos negócios, pelo escritor Josh Linkner, autor de Criativo e Produtivo (ed. Novas Ideias) e The Road to Reinvention: How to Drive Disruption and Accelerate Transformation (O caminho da reinvenção: como guiar a disrupção e acelerar a transformação, ed. Jossey-Bass).

“O mundo dos negócios tem suas fórmulas para o sucesso”, afirma Linkner no texto.

“Dedicação intensa = resultados. Poder = influência financeira. Maior > Menor. Rápido>Devagar.”

Seu ponto é: o mundo mudou. As velhas regras corporativas não funcionam para enfrentar a competição atual, a velocidade enlouquecedora com que tudo acontece no mundo, com uma complexidade exponencial. Some a esse cenário as macrotendências como mercados globais, digitalização, computação em nuvem, mudanças promovidas pela geração Y, tecnologia para dispositivos móveis, turbulência geopolítica…  e estará diante de um contexto novo e desafiador – que não poderá ser encarado com as antigas ferramentas e estratégias.

Então qual é a nova fórmula para o progresso no feroz mundo dos negócios?, pergunta Linkner.

“Progresso = Velocidade X Aprendizado/custo (P=VA/C)”

Em outras palavras, o sucesso do seu negócio ou carreira não será baseado, segundo o autor, naquilo que você já sabe, mas, sim, em quão rápido e barato for seu aprendizado. A quantidade de sucesso que você vai desfrutar está diretamente ligada à velocidade com que aprende.

“O mundo está mudando a taxas nunca antes vistas na história”, diz o texto. “Tomar decisões inteligentes se tornou incrivelmente difícil. Para desfrutar de um sucesso sustentável, você precisa se adaptar, se envolver, inovar aqui e agora. O caminho mais consistente para levá-lo a bons resultados é se tornar um aprendiz de longa vida, ou, no caso das empresas, uma organização que sabe aprender.”

Tocar um negócio hoje em dia é muito similar a resolver um quebra-cabeça. Você pode ter uma visão de longo prazo (a imagem de uma caixa de quebra-cabeça), mas ainda precisa descobrir onde colocar cada pecinha. Quanto mais rápido aprender, mais rápido esses pedaços ocuparão seus lugares. O dinheiro pode ter sido o combustível de crescimento no passado. Hoje, porém, o aprendizado é a nova fonte de energia do mundo corporativo. Felizmente, é renovável, amigável ao meio ambiente, não gera desperdício e é extremamente barato.

Ao calcular o custo de seu investimento na aprendizagem (livros, conferências, treinamento etc.) compare o que gastou aos custos reais de não aprender o bastante: oportunidades desperdiçadas, tempo perdido, alto turnover de funcionários, perdas competitivas, atritos com clientes e danos morais. Para avaliar o real custo da aprendizagem, aprenda o mais rápido que puder.

“Se você não está ativamente priorizando sua aprendizagem, pode estar inconscientemente ficando para trás”, diz Linkner. “Vantagens competitivas de curto prazo vão e vêm, mas a organização que aprende vence na longa corrida.” Exija de si mesmo e de sua equipe um aprendizado mais rápido. Defina objetivos de aprendizado. Compartilhe o que aprende. Experimente, meça, refina seu método.

Se você quer ter um progresso significativo, não esqueça sua nova fórmula da relatividade: P=VA/C.

Anúncios
A nova fórmula do progresso no mundo corporativo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s