15 ferramentas gratuitas para começar seu negócio já

Tem dúvidas sobre como começar? Esta lista de ferramentas vai te ajudar

Para que empresários evitem gastos desnecessários no dia a dia da empresa, eles precisam, além de ferramentas de controle de despesas, de um contador na startup para trabalhar em paralelo à tecnologia (Foto: ThinkStock)

Começar um negócio pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Sem conhecimento em gestão, boa parte dos empreendedores brasileiros demora a entender conceitos básicos, como fluxo de caixa e análise de oportunidades.

A boa notícia é que existem várias ferramentas que podem tornar este momento mais simples. Confira abaixo a seleção das ferramentas mais buscadas do Movimento Empreenda e aproveite!

1. Ideias: por onde começar?
O funil de ideias para um novo negócio ajuda a encontrar a ideia perfeita partindo de duas frentes: a experiência do empreendedor e a observação do mercado.

2. Minha oportunidade é mesmo boa?
Já pensou em um negócio e não sabe se vale a pena investir. A ferramenta Análise 360° da oportunidade de negócio ajuda a definir se a ideia é viável, quem é o público, qual o potencial de faturamento e o mercado.

3. Modelo de negócios: como começar?
A ferramenta Business Model Canvas é muito usada por startups para planejar o negócio. Ela ajuda a definir um modelo de receita de forma simples e integrada.

4. Por onde começar o plano de marketing e vendas?
Fazer o plano de marketing e vendas é essencial para um bom planejamento. Na ferramenta Aidala é preciso seguir etapas para conquistar clientes e também tomar decisões que são essenciais dentro do marketing.

5. Como escolher um nome para o negócio?
A hora de escolher o nome do negócio é dúvida para muitos empreendedores. Esta ferramenta, simples e prática, ajuda a avaliar e gerar nomes em três etapas.

6. Como projetar vendas?
Projetar vendas é estratégico para pequenas empresas. A planilha ajuda a manter um nível de bom senso, sem ser otimista ou pessimista demais, e fazer análises mais objetivas.

7. Como fazer um contrato social
Ideia, oportunidade e modelo de negócios prontos. É hora de pensar na parte legal e começar a elaborar o contrato social. O modelo disponível serve de guia para entender as informações essenciais. Mas é sempre aconselhável buscar um profissional para redigir o documento.

8. Como formar equipes empreendedoras
A hora de montar a equipe é vital para as novas empresas. A ferramenta Formação de equipes empreendedoras é indicada para empresas em fase de pré-lançamento, e também para renovação de equipe de organizações já existentes.

9. Como se relacionar melhor com funcionários
O método MBWA ajuda o empreendedor a refletir sobre como sua equipe está trabalhando. Com a ajuda dos colaboradores, a ferramenta é uma poderosa forma de gestão de pessoas.

10. Qual o conselheiro ideal?
Quando a empresa já está consolidada, o conselho consultivo é uma forma de ampliar a visão do empreendedor. A ferramenta Conselho consultivo para pequenas e médias empresas ajuda a fazer as escolhas certas e implementar o conselho ideal.

11. Estou acertando na gestão de produção?
Operações e produção são áreas que precisam estar sempre muito alinhadas. A ferramenta ajuda o empreendedor a avaliar se é preciso fazer ajustes e qual o melhor caminho para crescer ainda mais.

12. Como acabar com a bagunça na empresa?
Sua empresa vive bagunçada? A técnica japonesa 5S promete acabar com este problema, estabelecendo disciplina no escritório.

13. Como acertar o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta básica para o sucesso das empresas. Ele mostra como gerenciar as entradas e saídas de dinheiro e planejar os negócios.

14. Como fazer um orçamento base zero
Esta ferramenta é indicada para empresas com pelo menos um ano. Com o Orçamento base zero (OBZ) é possível visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte e priorizar os custos fundamentais para o funcionamento.

15. Como fazer projeção de resultados se sou MEI?
Mais de 5 milhões de pessoas escolheram o microempreendedor individual para começar um negócio. Com a planilha de projeção de resultados, o empresário consegue ter um demonstrativo de resultados simplificado.

Anúncios
15 ferramentas gratuitas para começar seu negócio já

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s