Justifique o valor do marketing digital para sua diretoria

Métricas

Implantar novidades em uma empresa que já funciona baseada em toda uma outra cultura é sempre um grande desafio, não é verdade? Mas nesse cenário o marketing digital já sai na frente, tendo como uma de suas maiores vantagens um enorme potencial de mensuração — e de forma bastante precisa! Mas convencer a chefia já é outro problema? Pois então as dicas abaixo certamente cairão como uma luva, ajudando a convencer a administração sobre o poder dessa estratégia por meio de algumas métricas super importantes. Ficou curioso? Então confira:

Custo por lead

Essa métrica permite saber quanto exatamente custou cada lead gerado, fazendo uma divisão simples dos gastos investidos no marketing digital pelo número de leads que foram conquistados pelas mais variadas formas de divulgação e tráfego. Uma dica valiosa é demonstrar os custos por lead relacionados aos blogs, a estratégias de SEO e às redes sociais, comparados com as ações mais tradicionais. Como a diferença certamente será significativa, não será nada difícil ganhar credibilidade e aportes em seu setor!

Indo além, ainda é possível medir quantos leads possuem mais probabilidade de fechar negócio, ou seja, que já se reuniram ou ainda irão se reunir com os vendedores. São os chamados leads qualificados.

Apresentando essas medições e estabelecendo metas ao mesmo tempo realistas e promissoras a esse respeito, a diretoria da empresa não terá outra opção a não ser se empenhar para tomar decisões mais assertivas e olhar com mais cuidado para esse departamento.

Custo por aquisição

Nessa situação, considera-se o valor investido fazendo a divisão pelo número de vendas efetuadas. O que é capaz de tornar a proposta de se trabalhar com o marketing digital consistente é apresentar um custo por aquisição lucrativo, que esteja próximo do valor médio das vendas. Apesar de, nesse caso, ser preciso contar com a colaboração da força de vendas, trata-se de um indicador não só fundamental como bastante inspirador. E certamente a diretoria pensará o mesmo.

Retorno sobre o investimento

O ROI — sigla em inglês para Return on Investment ou retorno sobre investimento — é um dos principais indicadores de custo-benefício de uma campanha de marketing digital, sendo calculado diminuindo os gastos com investimentos dos ganhos, ou seja, todos os ganhos com as vendas que se originaram da estratégia digital são somados para daí se subtrair o respectivo gasto com a campanha.

Na venda de assinaturas, recomenda-se apontar uma expectativa de permanência do cliente no plano e qual será a receita gerada, o que refletirá a realidade do ROI. Pode ser que esses números não sejam excelentes no início, o que é perfeitamente aceitável. O que reduz os custos do marketing digital é o empenho em acompanhar os resultados e trabalhar duro em planejamento para que as métricas corretas sejam trabalhadas.

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