7 dicas de design para ganhar dinheiro com aplicativos

Para especialista, ganhar dinheiro com apps exige desenvolver o melhor para os usuários

aplicativos-celular-design (Foto: Divulgação)

Os aplicativos são um sucesso no Brasil – e uma oportunidade e tanto para quem quer empreender. Segundo levantamento da Internet Media Services (IMS), 99% dos smartphones no país possuem algum app instalado. Reforçando esse número, a pesquisa também mostrou que cada celular brasileiro possui, em média, 16 aplicativos.

Para Dan Strougo, diretor da América Latina da 99Designs, marketplace de design gráfico também focado em apps mobile, o empreendedor interessado em investir no setor de aplicativos precisa se preocupar com o design.

“Um projeto gráfico bem trabalhado faz toda a diferença na hora de conquistar o usuário”, diz.

Designer de formação, Strougo, 33, reforça a ideia de que a forma como as pessoas navegam no celular mudou muito – e o design também precisa se adaptar. “Nossa grande missão é tentar mostrar para os clientes que o celular não é um microcomputador. Ele não deve funcionar como um site. A interação é diferente.”

1.    A tela mudou

Para Dan Strougo, o empreendedor que decidir se emaranhar no mundo dos aplicativos deve estar pronto para trabalhar com grandes celulares. “A experiência muda porque o usuário agora está usando as duas mãos. Isso faz toda a diferença para definir o design do seu app”, diz.

2.    Fale direito

Como artifício de design, Stroug garante que uma linguagem direta, menos formal e mais objetiva, torna o app mais eficiente – e com maiores chances de engajar o usuário. “O linguajar tem mais personalidade. Você entra com aspectos importantes como cor e tipografia para ser mais impactante. Hoje o app tem que soar – e conversar – como se fosse seu amigo.”

smartphone; celular; aplicativo; tecnologia; internet (Foto: ThinkStock)Design dos aplicativos devem se adaptar ao celular dos usuários (Foto: ThinkStock)

3.     Acompanhe tendências

O designer exemplifica o caso do Google para ilustrar essa dica: “o Google começou a animar e sombrear seus elementos visuais. A tela não pode piscar do nada. Ela tem que ser realista, dar a sensação de que está passando as páginas de uma revista com a mão. E os apps têm que acompanhar essa tendência.”

4.    Desenhe no papel

Outra recomendação é testar os aplicativos de uma maneira mais “rústica”. Antes de criar seus próprios apps, Stroug desenha o projeto no papel com lápis e caneta. “Depois disso eu jogo os rabiscos em um aplicativo chamado POP (Prototype On Paper) para ver como funcionaria o fluxo do meu serviço. É uma boa maneira de encontrar as primeiras falhas”, diz.

5.    Atente a detalhes

“Tipografia agradável, layout arejado e imagens de alta resolução são fatores em comum dos aplicativos de sucesso”, diz. Para Stroug, o empreendedor não pode subestimar o poder dos detalhes: usuários valorizam beleza tanto quanto uma navegação impecável. “Nessa era de telas de retina, é importante escolher as imagens de alta resolução, você sempre poderá compactá-las depois”, afirma.

6.    Encontre as cores ideais

Para Stroug, as cores devem ser selecionadas com muita cautela. “No lugar do texto, é preferível usar um logo no cabeçalho do seu app. Isso ajuda a enfatizar a marca e estimular o reconhecimento dela.”

Ilustrando esse conceito, o designer cita o caso do Facebook e o Instagram: “Tanto o Facebook quanto o Instagram sempre serão lembrados pela cor azul e por seus ícones. Isso mantém o reconhecimento da marca”, diz.

“O ideal é que a marca seja tão fácil de identificar ao ponto de uma pessoa enxergar uma cor ou um logo e já pensar no seu app.”

7.    Imagine todos os cenários

Seu aplicativo funcionará sob uma forte luz solar? As palavras em branco não dificultam a visão contra fundos pretos? A fonte funciona em várias linguagens? Para Kroug, é importante lembrar dessas perguntas antes de desenvolver um app.

“Um ótimo jeito de testar isso é entregar o dispositivo para alguém menos familiarizado com tecnologia. Isso sempre rende boas sugestões. Design para mobile app é desafiador, mas oferece grandes recompensas para as empresas que fazem do jeito certo”, afirma.

Anúncios
7 dicas de design para ganhar dinheiro com aplicativos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s