5 truques de linguagem corporal para empreendedores

Não adianta falar bem se seu corpo for rígido como o de um robô

contato visual (Foto: ThinkStock)

Para terem sucesso em suas carreiras, empreendedores devem construir bons relacionamentos com pessoas. Assim, poderão ser bem-sucedidos com contatos, em negociações e no trato com a equipe. Para estabelecer uma boa relação com todas essas pessoas, deve-se ter uma boa linguagem.

A linguagem não tem a ver apenas com a fala. A sua postura e os movimentos de seu corpo são igualmente importantes. Isso porque não adianta falar bem se sua postura é rígida como a de um robô.

Naturalmente, pode ser difícil ter uma boa linguagem corporal, especialmente em momentos de tensão. Quem é introspectivo também pode sofrer um pouco.

No entanto, de acordo com uma reportagem da “Inc.”, é possível ter uma postura natural levando em conta somente alguns pontos. Saiba quais são eles:

1. Olho no olho
Este é o principal mandamento de quem quer ter uma boa linguagem corporal. A reportagem afirma que as pessoas, por mecanismos do subconsciente, confiam mais em pessoas que olham nos olhos das outras.

O texto também diz que a falta de contato visual pode denotar desinteresse, distração e até desonestidade. Por isso, não desgrude os olhos de seu interlocutor.

2. Ombros para trás
Se sua postura é retraída, com os ombros para a frente do corpo, corrija isso. Primeiro, porque faz mal para as costas. Segundo, porque isso mostra falta de confiança a seus interlocutores. Coloque os ombros para trás e estufe o peito. Assim, as pessoas pensarão que você está pronto para os desafios que virão.

3. Relaxe os braços
Pessoas tímidas e tensas podem, sem querer, grudar os braços no corpo. E, ao mexê-los, parecem robôs. Para evitar esses “braços metálicos”, relaxe-os. Sua postura ficará mais natural e será mais fácil que as pessoas confiem em você.

4. Cuidado com as mãos
As suas mãos podem mostrar o tamanho do nervosismo e da ansiedade de alguém. Quem as mexe demais demonstra claramente algum incômodo. O contrário também pode ser ruim: não deixe de movimentar as mãos. Jamais as coloque nos bolsos. Aja com naturalidade.

5. Reaja às palavras dos outros
Quando estiver ouvindo alguém, mostre que você está acompanhando o que está sendo dito. Balance a cabeça ao final das frases, sorria para coisas boas e demonstre tristeza com o que for ruim. Isso estimulará seu interlocutor a continuar falando e demonstrará empatia.

De acordo com a reportagem, normalmente as pessoas gostam de quem as ouve. Este é um truque de linguagem corporal mais simples, mas bastante eficaz. Não deixe de fazê-lo.

Anúncios
5 truques de linguagem corporal para empreendedores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s