8 dicas para ser mais persuasivo

Como as dicas da publicidade podem te ajudar na sua empresa

 Bruno Romano apresenta estratégias de persuasão durante a Campus Party (Foto: Talita Mônaco)
Persuasão, de acordo com o dicionário, diz respeito a uma convicção e capacidade de convencimento. Ao contrário do que muitos pensam, não é um ato antiético, pois todos que são persuadidos já estavam dispostos, de alguma maneira, a seguir aquela ação.

Consciente ou inconscientemente, todos são persuasivos de alguma forma. Bruno Romano aprendeu isso durante o tempo em que exerceu a profissão de publicitário e descobriu como ser assim por vontade própria. “Ninguém consegue manipular uma pessoa para fazer algo que ela não quer fazer. Só falta um gatilho para fazer com que a pessoa tome a decisão final e aja”, diz.

Durante palestra na Campus Party Brasil, Romano, que também é comediante, apresentou as estratégias que aprendeu na publicidade para ser mais persuasivo.

1. Autoridade

Mostrar autoridade no assunto que está sendo abordado é essencial para que o cliente se sinta seguro o suficiente para adquirir aquilo que está sendo vendido. “A internet pode ser aproveitada. A partir do momento que você publica qualquer coisa sobre um determinado tema, você já pode começar a ser considerado um especialista sobre o assunto”, diz Romano.

2. Histórias

“Quando éramos crianças, ouvíamos nossos pais sempre contando histórias e logo nos colocávamos na situação relatada”, afirma Romano. Basta contar uma história curta, uma breve passagem de vida, para que as pessoas se sintam relacionadas a ela. Estabelecer uma conexão com o seu público é essencial para que ele se sinta motivado a consumir.

3. Curiosidade

Em um mundo cada vez mais acelerado, uma marca tem apenas alguns segundos para conseguir prender a atenção de seu consumidor antes que ele se atente a outra coisa. A curiosidade é a estratégia clássica de anúncios para o YouTube, que precisam atrair o espectador para que ele não pule a propaganda.

4. Público

É preciso fazer um estudo aprofundado sobre a pessoa que se está tentando persuadir, já que qualquer tipo de campanha deve falar diretamente com seu público. “Não adianta chegar para um grupo de metaleiros e começar a falar sobre sua música favorita da MPB”, diz.

5. Algo gratuito

A frase “gentileza gera gentileza” não podia ser mais perfeita para exemplificar essa lição. Quando algo gratuito é entregue para o cliente, ele logo recebe valor e se vê na obrigação de retribuir. Segundo Romano, é melhor fazer sem esperar nada em troca. “A reciprocidade pode vir antes mesmo que você pense em persuadir”, finaliza.

6. Objeções

Não é incomum que uma desculpa seja usada para o cliente fugir da situação. Muitas vezes, ele já diz que não quer antes mesmo da proposta ser apresentada. Uma marca precisa saber quais são as possíveis objeções de seu consumidor para eliminá-las antes de aparecerem.

7. Provas por A+B

É bom ter algum tipo de embasamento para convencer a pessoa de fazer ou comprar algo. Ela precisa ter certeza de que terá um retorno positivo. Uma dica é trazer exemplos. O depoimento de alguém que adquiriu seu produto pode convencer os mais indecisos. “As pessoas seguem o efeito manada, quando você vai de acordo com o bando”, diz Romano.

8. Escassez

Tudo que é oferecido em excesso torna-se algo banal. Uma oferta limitada traz a ideia de exclusividade. É nisso que está a força daquelas promoções que são válidas apenas por poucos dias. O consumidor pode não precisar daquilo no momento, mas vai sentir a necessidade de se garantir e acaba comprando logo. Quando a oferta é boa, ela deve ser clara para o consumidor. Mostrar o valor inicial de um objeto, o quanto ele está custando no momento e a economia que está sendo feita faz com que a pessoa veja que aquela oportunidade vale a pena.

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