5 mitos sobre empreendedorismo que você deve esquecer

Acreditar que vai ter uma rotina mais tranquila ou que é preciso muito dinheiro para começar são mitos comuns

empreendedor, em dúvida, pensando (Foto: Divulgação)

Conhece algum empreendedor que diz que sem muito dinheiro não é possível começar um negócio? Este é um mito comum entre as pessoas que pretendem começar um negócio. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2015), quatro em cada dez brasileiros estão relacionados com a criação de uma empresa. Estar preparado e conhecer este universo aumentam as chances de sucesso.

Com a ajuda de Thiago de Carvalho, professor de empreendedorismo da Educação Executiva do Insper, e Marcelo Aidar, professor do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, selecionamos os sete mitos mais comuns que você deve abandonar para abrir um negócio.

1. Empreendedor já nasce sabendo

Alguns estudos já avaliaram se o empreendedorismo está no DNA. Para os especialistas, empreender é algo que pode ser aprendido. “Um dos primeiros mitos é que o empreendedor é um caro nato, que já nasce empreendedor. A verdade é que embora tenha traços de personalidade que ajudem, empreender é uma trajetória de acertos e erros que acabam moldando a pessoa”, diz Aidar.

Para Carvalho, educação é essencial, mas não existe uma medida ideal. “Não existem cursos de graduação em empreendedorismo. Não precisa estudar formalmente para ser empreendedor, mas é importante buscar informação e pesquisar.”

2. Empreendedor tem flexibilidade e vida tranquila

Empreender na aposentadoria ou em busca de mais tempo com a família pode ser uma grande armadilha. “Isso é um grande mito. A vida pode ser melhor em alguns aspectos, mas não significa menos trabalho. Geralmente, o empreendedor trabalha 12 horas diárias. Nenhuma empresa pode obrigar um funcionário a trabalhar isso”, diz Aidar. Carvalho explica que existe, sim, uma flexibilidade, mas ela é limitada. “Existe uma flexibilidade porque não ele tem que responder para ninguém nem bater ponto, mas é menor do que se pensa”, afirma.

3. Sem dinheiro, não dá

Capital costuma ser um ponto de dúvida entre os novos empreendedores. Muitos postergam uma ideia até ter todo o dinheiro necessários. Para os professores, isso pode ser apenas uma desculpa. “É um mito você dizer que não teve sucesso por falta de dinheiro. A gente sabe que excesso de recursos pode ser prejudicial para o empreendedor, já que ele pode ser inovador e encontrar soluções mais baratas quando não tem recurso”, diz Aidar. Muitas vezes, com pouco dinheiro e muita ajuda, é possível colocar um negócio em pé. “Muita gente fica atrás de R$ 500 mil e, se não tiver isso, não começa nem a planejar”, explica Carvalho.

4. Não vai dar certo

Contar sua ideia de negócio para mais gente é benéfico, porque traz retornos e possibilidades novas. Mas, por outro lado, atrai todo tipo de opinião. “As pessoas acabam ouvindo conselhos que são verdade em diferentes momentos da empresa. Muitos falam sobre motivação, que basta ter vontade. Mas, a partir do momento em que entra em atividade, o empreendedor precisa colocar a mão na massa e executar”, diz Carvalho. Para ele, é comum também que as pessoas passem suas frustrações aos novos empreendedores. “Eu acredito que as pessoas pegam suas frustrações e colocam nas outras. A gente tem insucessos em qualquer nível e o conceito de sucesso é bem relativo. Por isso, as grandes verdades são perigosas”, diz.

5. Empreendedor se joga de cabeça

Outro mito comum é que empreendedor precisa correr riscos o tempo inteiro. “Ele é, de fato, mais aberto a risco, mas não aceita qualquer um. Empreendedor sabe ponderar onde correr riscos”, diz Aidar. O outro lado da moeda, segundo Carvalho, é que o empreendedor deve planejar muito. Geralmente, o planejamento dura de quatro meses a um ano. “Às vezes, para planejar muito, ele fica paralisado”, diz. O melhor termômetro nos dois casos é ouvir o mercado. Converse com pessoas que conhecem seu setor e busque opiniões relevantes.

Anúncios
5 mitos sobre empreendedorismo que você deve esquecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s