8 Passos para realizar seus objetivos de longo prazo

Muitos brasileiros não tem o hábito de planejar a longo prazo. Geralmente, pessoas que tem foco, são conscientes do significado do tempo e tem um claro propósito de vida, conseguem realizar grandes feitos, alcançar o sucesso e concretizar seus sonhos.

Muitos pesquisadores, cientistas, produtores artísticos, executivos, escritores, e até mesmo políticos, entre tantos profissionais, trabalham para alcançar metas que levarão anos, mesmo décadas, para cumprir. A maioria das pessoas, entretanto, não tem metas de longo prazo. E, o brasileiro de modo geral não tem o hábito de planejar a longo prazo.

Quem estabelece metas a longo prazo geralmente possui um propósito claro de vida, encontra significado para sua existência e tem motivação para, passo a passo, perseguir incansavelmente seus objetivos. Esses indivíduos são persistentes, determinados e bem-sucedidos no que se propõe a alcançar. Eles tem clareza de foco, consciência do significado de sua vida e propósito para viver.

Geralmente, pessoas que mantêm foco em metas de longo prazo realizam coisas muito maiores do que aqueles que saltam de uma ideia para outra, ou aqueles que desistem após o primeiro revés. Imagine se o famoso inventor da lâmpada, Thomas Edison, tivesse desistido após dezenas de tentativas fracassadas.

Acredito que todos nós somos capazes de manter o foco em objetivos de longo prazo e realizar grandes vitórias em nossa vida e carreira, mesmo quando temos de lidar com distrações diárias e muitas tarefas urgentes. Assim, a seguir analisamos algumas dicas que voce pode utilizar para concretizar seus objetivos e planos de longo prazo.

1 – Tenha foco

Foco é a capacidade para centrarmos nossa atenção e energia em uma tarefa específica, objeto ou atividade, por um período sustentado de tempo.Comumente temos facilidade de nos concentrar em tarefas e objetivos de curto prazo, porque vemos os resultados rapidamente, e isso ajuda a manter a motivação elevada. No entanto, é muito mais difícil de se concentrar em objetivos que pode levar meses, anos ou décadas para concretizar.

Uma razão para isso é que temos a tendência a perder de vista o que se deseja alcançar. Isso porque é difícil de reconhecer e medir o progresso em objetivos de longo prazo, especialmente nos estágios iniciais. Isto porque é fácil nos distrairmos com as prioridades de curto prazo, e por outros projetos que parecem mais emocionantes.

No entanto, a capacidade de se concentrar no longo prazo é uma habilidade fundamental para qualquer um que quer ser bem sucedido. É especialmente importante, se você é um líder, que deseja inspirar sua equipe para alcançar uma visão compartilhada de longo prazo.

2 – Reconheça suas crenças e valores

Você tem consciência do que é realmente importante em sua vida? Você sabe quais são os valores e crenças que considera verdadeiramente valiosos e relevantes para viver e trabalhar?

Todos nós possuímos um conjunto de valores. Eles constituem âncoras que nos sustentam para que sigamos os caminhos que a vida nos oferece. Sem eles, ficaríamos confusos ou perdidos. Eles representam os nossos pilares – aquilo que acreditamos que é importante no modo como vivemos e trabalhamos.

Os valores nos ajudam. São eles que orientam nossas escolhas. Eles podem significar a fonte de nossa felicidade. Por isso, é muito importante reconhece-los de modo consciente.

Nossas prioridades e objetivos são determinados pelos nossos valores. No fundo, são eles os medidores do nosso sucesso. Afinal, são eles que nos avisam se estamos vivendo e trabalhando como gostaríamos.Quando as coisas que você faz e da forma como você se comporta coincidirem com os seus valores, a vida é inevitavelmente boa – você está satisfeito e contente. Mas quando elas não se alinham com os seus valores pessoais, tudo parece dar errado. Esta pode ser uma verdadeira fonte de infelicidade.

3- Identifique metas significativas de longo prazo

Seus objetivos a longo prazo podem levar anos para serem concluídos. Você pode se imaginar dedicando um longo tempo e energia em algo que não pensou antes? É por isso que devemos alinhar os objetivos de longo prazo com nossos valores e seus sonhos.

Primeiro, defina metas específicas de longo prazo para as áreas mais importantes de sua vida, como carreira, família, finanças e educação. Então, olhe para essas metas. Você se sente animado quando pensa nelas? Você se sente confiante o suficiente sobre essas metas para persegui-las nos próximos meses ou anos? E você considera o tipo de trabalho envolvido nestas metas interessante?

Se não, tire fora da lista essas metas, ou revise-as para que elas façam sentido e direcionem para algo que realmente importa para você. É preciso paixão e um forte senso de propósito para manter o foco em metas de longo prazo. Por isso, certifique-se de definir estas coisas antes de começar.

4- Coloque os objetivos no papel

Assim que tiver decidido suas metas de longo prazo, escreva-as de forma que elas possam ser comunicadas e de modo que voce perceba o quanto são importantes para você. O registro escrito facilita sua visualização e a fixação mental para mantê-las sempre em foco. Coloque-as em um lugar que possa vê-las regularmente.

Um método facilitador é utilizar imagens para representar suas metas. Por exemplo, você pode colocar diante de você uma foto que retrate a realização concreta da meta. Dessa forma você enxerga a meta como um mapa do tesouro, ou algo que você “já” conseguiu, o que ajudará sua motivação.

Para facilitar seu atingimento muitos redigem as metas conforme prescreve o popular Método SMART (em inglês). Isto é, elas devem ser sspecíficas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), realistas (R) e time-based (T).

5. Fortaleça o autocontrole e disciplina

O autocontrole é a capacidade de regular a si mesmo e controlar suas emoções e impulsos. É o fator mais importante na realização dos objetivos de longo prazo. Para desenvolvê-lo, voce deve trabalhar sua auto-disciplina. Esta é uma característica que ajuda a seguir em frente e trabalhar duro, mesmo quando você não está “a fim” para fazer isso. Muitas vezes poderá parecer que seu objetivo está fora de alcance, ou que você sentirá vontade de desistir. A auto-disciplina vai empurrá-lo para continuar, apesar das dificuldades.

Um elemento muito importante na auto-disciplina é a sua crença na capacidade para realizar seus objetivos. Para conseguir isso, trabalhe sua auto-confiança e aprenda a desenvolver uma disciplina de seu controle interior.

6 – Reserve um tempo para os objetivos de longo prazo

Para atingir seus objetivos de longo prazo e manter o foco sobre eles, você precisa trabalhar neles regularmente. Mas como equilibrar suas metas de longo prazo com os objetivos de curto prazo e tarefas urgentes?

Muitos utilizam a ferramenta conhecida como Matrix de Administraçao do Tempo Urgente/Importante para determinar quais as tarefas que devemos fazer, e quais tarefas devemos delegar e até mesmo deixar de fazer. Ela ordena as prioridades: tarefas importantes e urgentes devem ser priorizadas; tarefas não urgentes e não importantes podem ser transferidas ou até eliminadas. Desta forma, você pode liberar tempo para se concentrar em atividades que contribuem para seus objetivos de longo prazo.

Feito isso, você deve administrar o trabalho necessário usando um plano de ação. Isso ajuda a integrar o trabalho em objetivos de longo prazo e de curto prazo, de modo que você possa avançar de forma confiável em ambos. Pois permite o desdobramento das metas de longo prazo em metas menores e intermediárias acionáveis, de médio e curto prazo, facilitando o persurso até o alvo.

O mais crítico nesta etapa é começar a desenvolver os hábitos necessários para tornar seu objetivo uma realidade. Estes hábitos podem incluir acordar cedo, ler livros e manuais de negócios, fazer cursos, ou esquematizar um horário diário para se dedicar ao trabalho em atividades que contribuam para seus objetivos.

Pode ser necessário também superar maus hábitos, aos quais estamos condicionados, como assistir muita televisão ou navegar sem rumo na internet. Se você acha que as tarefas urgentes e outras interrupções o impedem de se dedicar ao seus objetivos de longo prazo, arrume um período regular para trabalhar em seus objetivos quando é improvável que se distraia – por exemplo, a primeira coisa a fazer ao acordar na parte da manhã.

7 – Mantenha o curso

Quantas vezes você começou a trabalhar em um objetivo de longo prazo com as melhores intenções, apenas para descobrir, algumas semanas mais tarde, que perdeu o foco porque começou a trabalhar em um novo objetivo?

Para evitar isso, mantenha um registro de novas ideias, quando as tiver, mas não parta para sua execução imediata. Deixe-a de lado para quando rever seus objetivos atuais, o que deve ser feito com certa regularidade (mensal ou trimestral, por exemplo). Então, pergunte-se se estas ideias contribuiem para os seus objetivos a longo prazo. Se o fizerem, adicione-os como sub-metas. Se não o fizerem, mantenha-os anotados para que você possa analisá-los corretamente quando for definir novas metas. Isso impede que você mude de direção impulsivamente.

Também é importante desenvolver resiliência e ser positivo, para que você possa manter a rota em curso, mesmo quando você experimentar obstáculos ou revezes.

8 – Reconheça e celebre o progresso

Certamente voce irá atingir seus objetivos de longo prazo ou mesmo décadas no futuro. É por isso que é importante você reconhecer e celebrar os pequenos passos que dá ao longo do caminho e que o aproximam de seu alvo.

Todos os dias, ou semanalmente, demore alguns minutos para avaliar o quanto progrediu e parabenize a si mesmo pelo avanço, mesmo se os resultados forem tímidos. Para metas maiores, recompense a si mesmo, lhe fazendo alguma indulgência e dando-lhe um presente. Por incrivel que pareça, isso reforça fortemente a motivação.

Utilize um diário ou manual para registrar os avanços. Esta avaliação serve também como um aprendizado. Onde você pode melhorar? O que deve deixar de fazer? Ao realizar isso com regularidade, você poderá encontrar novas maneiras de cumprir suas metas ou identificar novos caminhos para realizar seu objetivo de longo prazo.

Estes passos irão ajudá-lo a concretizar o seu sonho. Por isso, habitue-se a cumpri-los.

Anúncios
8 Passos para realizar seus objetivos de longo prazo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s