Concentração no trabalho: 8 hábitos que atrapalham a sua produtividade

concentracao-no-trabalho-8-habitos-que-atrapalham-a-sua-produtividade.jpeg

Se o rendimento do seu dia não é satisfatório, saiba que o problema pode estar em sua falta de concentração no trabalho. Há muitos maus hábitos que acabam se transformando em vícios, prejudicando consideravelmente o rendimento.

Para ajudá-lo a identificar possíveis sinais dessa atitude, neste artigo, encontram-se oito tipos de comportamentos que desfocam muitos profissionais das suas reais necessidades diárias, com prejuízos na busca pelas metas preestabelecidas.

Além disso, constam dicas muito úteis para combater os comportamentos negativos e permitir não só uma melhor produtividade, como também o estímulo para o crescimento profissional se tornar uma realidade em sua vida. Confira, agora, quais são eles!

Assumir muitas tarefas distintas

Na ânsia de produzir, muitos profissionais acabam se perdendo justamente quando assumem mais responsabilidades do que suas funções exigem.

Com isso, a compulsão toma conta da situação e muitas tarefas acabam sendo mal feitas ou entregues com atrasos nos prazos.

Realizar muitas atividades ao mesmo tempo eleva o estresse e tem influência comprovada na queda de rendimento.

Somente momentos com baixa carga cognitiva, como caminhar, ouvindo música, não possuem impacto negativo com a execução de várias tarefas ao mesmo tempo.

Agora, no ambiente de trabalho, a dica é planejar bem o seu dia, assumindo atividades prioritárias em cada período. Foco é a palavra-chave nesse quesito.

Desperdiçar o tempo com as redes sociais

É muito difícil conseguir se concentrar em determinados trabalhos com redes sociais abertas em seu computador. A perda de tempo é latente, o que traz impactos negativos no que realmente precisa ser feito.

Além disso, a internet, em sua totalidade, tem os lados bons e ruins. Ficar muito compenetrado nas notícias ou interessado em assuntos fora do cotidiano trabalhista atrapalha a produtividade.

A orientação é utilizar a rede somente nas atividades do próprio trabalho, buscando dados, fontes de pesquisa, para entrar em contato com um cliente ou responder a alguma solicitação. Mais uma vez a concentração é a solução!

Não otimizar suas reuniões

Apesar de imprescindíveis, ter muitas reuniões ao longo do dia pode ocupar uma carga de tempo considerável, prejudicando a conclusão de outros compromissos.

Uma boa dica é estabelecer quantos minutos cada integrante terá para falar, evitando atrasos ou gasto excessivo do tempo.

Vale a pena cobrar agilidade de todos e objetividade nas falas e apresentações, com o intuito de otimizar o tempo.

Protelar as atividades

O dito popular “nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje” é muito válido para quando os pensamentos instigarem à procrastinação. Muitas vezes, profissionais atrasam no envio ou resposta de e-mails, por exemplo, sobrecarregando uma atividade que seria, teoricamente, simples de ser resolvida.

Saiba que quanto mais você acumula pequenas tarefas, maior será o esforço para finalizar o que ficou sendo prorrogado dia após dia.

A dica é simples: realizar as atividades no dia, sem protelá-las para amanhã. Para isso, é essencial o planejamento e a organização das tarefas. Para o exemplo mencionado – envio e resposta de e-mails – uma solução seria manter a caixa de entrada organização e priorizar os atendimentos dos clientes mais importantes. Dessa maneira, o tempo gasto para realizar essa atividade será diminuído.

O ideal é responder no momento em que as mensagens chegarem, evitando acúmulos. Podem ser utilizados celulares e aplicativos de comunicação para agilizar o processo.

Usar irrestritamente o celular

Celulares são os campeões na lista de distrações dos trabalhadores dentro das empresas. Como a maior parte conta com smartphones, aplicativos, jogos e uma infinidade de opções, a tentação é grande.

Mas é preciso cuidado para não se enganar! Quanto mais o aparelho estiver longe dos seus olhos, melhor será o seu rendimento. É preciso ter uma concentração direcionada, acima do normal, com foco e produtividade.

Não manter uma mesa organizada

Há pessoas que alegam se entender na própria bagunça, mas nem sempre isso é verdade. É necessário ter atenção, pois uma mesa com muitos papéis, recados colados no monitor, revistas espalhadas, jornal do dia anterior, canetas, objetos pessoais, copinhos, fotos da família, enfim, o excesso, pode atrapalhar a concentração.

Consequentemente, a produtividade cairá. E a bagunça, muitas vezes, não está apenas na mesa, mas também na falta de organização dos arquivos.

Com isso, quando determinado relatório ou pasta necessitam ser localizados, o tempo direcionado para encontrá-los é muito maior se comparado com o de um profissional que mantém tudo bem organizado.

Não é necessário ser metódico, mas procure manter o ambiente clean tanto no microcomputador quanto ao seu redor. Isso fará uma grande diferença em relação a concentração no trabalho.

Distrair-se ouvindo fofocas

Uma das grandes inimigas da produtividade no ambiente de trabalho é a velha conhecida de muitos: a fofoca.

Quantos assuntos chegam aos seus ouvidos por conta de determinadas situações ou fatos acontecidos com colegas ou chefes?

Muitas vezes, os 10 minutinhos do café acabam se arrastando e o papo fica “tão bom” que há colaborador que até esquece de suas obrigações.

A dica é fugir dessas ocasiões, mantendo o foco no seu trabalho. O silêncio é a melhor resposta nessas situações. Afinal, a concentração no trabalho pode render boas qualificações e até mesmo promoções, enquanto as fofocas…

Vale a pena, ainda, sair de perto dos colegas que falam muito alto. Se não for possível, gentilmente, solicite a eles que sejam menos barulhentos. Afinal, há pessoas, muitas, que se desconcentram por conta disso.

Não relacionar vida saudável à concentração no trabalho

É importante manter uma vida equilibrada, com a prática de atividades físicas, momentos de lazer, de descontração com a família e também de fortalecimento cultural para melhorar o seu rendimento.

Descansar diariamente o tempo necessário para o seu corpo e mente ficarem bem tranquilos e com um olhar positivo perante as situações também tem uma enorme influência na concentração no trabalho.

Procure buscar o autoconhecimento, novos aprendizados e ter uma vida saudável, assim, poderá ser obtido mais concentração e produtividade no trabalho.

Outra dica valiosa é não levar problemas familiares ao mundo corporativo. Eles devem ser deixados em casa, mesmo que sejam bem delicados.

 

Anúncios
Concentração no trabalho: 8 hábitos que atrapalham a sua produtividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s