Como atingir e superar metas de forma eficiente? Entenda o passo a passo!

como-atingir-e-superar-metas-de-forma-eficiente-entenda-o-passo-a-passo.jpeg

Um bom caminho pessoal e profissional passa pela conquista de resultados. Para alcançá-los, devem ser definidos objetivos e metas. No entanto, esse processo nem sempre é simples porque depende de uma série de fatores, como desejos pessoais, expectativas profissionais, cenário do mercado e etc.

Para saber como atingir metas e superá-las, é preciso seguir um passo a passo. Conheça as etapas a seguir.

Defina princípios

Antes de querer atingir metas pessoais ou da empresa para a qual trabalha, é preciso tê-las bem delimitadas. Isso passa pela definição de princípios, ou seja, elementos que ajudam a organizar e a priorizar as metas.

Portanto, avalie o que é mais importante para você — porque isso influenciará todos os aspectos relacionados ao alcance de metas. Liste em um papel quais são os princípios que você tem atualmente e hierarquize-os, dando uma ordem de importância.

Tenha uma visão de futuro

O estabelecimento de metas tem relação com o seu futuro. Afinal de contas, não adianta definir um objetivo que não tenha um propósito para os tempos que estão por vir. Portanto, seja no aspecto pessoal ou seja no profissional, analisar o futuro e onde você deseja chegar é fundamental.

Nesse estágio, não se preocupe com a forma pela qual as metas serão alcançadas. O principal nesse momento é saber o que o alcance dessa meta impactará na sua vida.

Estabeleça áreas de controle

Cada pessoa assume papéis diferentes de acordo com o ambiente em que está. Ou seja, o profissional também tem suas relações familiares e sociais, agindo de acordo com cada situação.

Nesse contexto, existem áreas de controle, que, ao serem definidas, permitem entender aonde se quer chegar em cada um dos papéis assumidos.

Mas como fazer isso? É bastante simples. Apenas insira as áreas de controle importantes para você e escreva quais são as suas intenções para elas no futuro. Por exemplo: casa – desejo comprar um apartamento próprio; família – desejo ter filhos nos próximos cinco anos; aventuras – pretendo escalar o Everest nos próximos 12 meses.

Desenvolva metas e objetivos

Agora que você já definiu princípios, visão de futuro e estabeleceu áreas de controle, o primeiro passo para definir metas e objetivos de forma eficiente é saber que uma meta não é, por exemplo, se tornar um analista sênior. A meta deve ser se tornar um analista sênior no prazo de dois anos.

Esse é um exemplo muito simples; a meta deve trazer especificações claras. Além disso, ela precisa ser mensurável, realizável, relevante e ter um prazo.

Outro aspecto importante é que os objetivos devem ser definidos com base naquilo que se quer e não considerando o que não se quer. Por exemplo: “Não quero mais gaguejar e ficar nervoso em público” não é um objetivo adequado. O correto é: “Quero melhorar minha oratória”. Esse é um aspecto psicológico que faz toda a diferença.

Delimite desafios

Desafios, no sentido aplicado aqui, são locais em que ocorre uma ruptura, ou seja, elementos que farão você sair da zona de conforto. Isso é importante para que se repense as próprias atitudes em relação à vida pessoal e profissional.

Mas quais seriam os desafios? Eles variam de pessoa para pessoa, mas podem ser, por exemplo: conquistar a independência financeira, trabalhar em algo que se ama, praticar algum tipo de voluntariado e etc.

Assim, os desafios permitem que cada um tome as ações necessárias para conquistar os objetivos e metas a que se propôs. Portanto, eles complementam os projetos significativos que as pessoas têm para suas vidas.

Eles também precisam ser grandes o suficiente para servirem como inspiração. Assim, se parece ser impossível, de fato é um desafio.

Mude de hábitos

Ao longo da vida vamos adquirindo hábitos e eles são perpetuados sem que se pense se eles são positivos ou negativos e quais impactos causam no alcance de objetivos e metas.

Por isso, é preciso reforçar hábitos positivos com frequência, tendo em mente que eles são necessários para chegar ao futuro que se sonha. Caso contrário, você continuará adotando os padrões de comportamento antigos – e não terá mudanças efetivas.

Os hábitos são criados como uma estratégia do cérebro para agir sem precisar parar para pensar naquilo que se está fazendo; ou seja, é um monte de descanso para os pensamentos.

No entanto, quebrar a rotina e mudar os hábitos são necessários de tempos em tempos, especialmente se você quer atingir metas e ultrapassá-las de maneira eficiente. Então, identifique o gatilho que desencadeia esse hábito, verifique qual é a rotina que se tem em relação a ele e qual a recompensa inconsciente.

Por exemplo: o estresse no trabalho pode levar ao comportamento automático de comer chocolate, que causa prazer e acalma o nervosismo. Entendeu como funciona? A partir disso, é só buscar outras formas de aliviar o estresse, considerando esse exemplo.

Como atingir metas saindo da rotina

A rotina é benéfica porque organiza o dia a dia, tanto no lado pessoal quanto no profissional. Mas também é ela que muitas vezes “prende” a pessoa e impede que ela conquiste suas metas e objetivos.

Se sair da rotina é difícil para você, comece com algo simples, como a mudança do trajeto de casa para o trabalho. Compre coisa de marcas diferentes, faça passeios que não costuma e converse com pessoas novas. Depois pense exatamente em como sair da rotina para alcançar o que se deseja.

Um exemplo: se para atingir uma meta no trabalho você precisa aprender espanhol, saia da rotina e matricule-se em um curso.

Mensure a sua capacidade

Como já foi afirmado, metas devem ser mensuráveis. Por isso, é importante conhecer a própria capacidade (pessoal ou da empresa).

Identificando esse dado, é possível definir outras metas menores e mais rápidas de serem atingidas. Isso ajuda a se motivar e também a incentivar os colaboradores da empresa, facilitando a superação de outros objetivos.

Definir e atingir objetivos e metas não são tarefas simples, mas é algo que pode ser conquistado com um pouco de perseverança, esforço e motivação. Independentemente das suas metas serem focadas para o profissional ou para o pessoal, o importante é conseguir superá-las e chegar ao ponto que se deseja.

Anúncios
Como atingir e superar metas de forma eficiente? Entenda o passo a passo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s